Vídeo de policiais militares queimando cruz no interior de SP gera críticas nas redes sociais
15/04/2025
(Foto: Reprodução) A imagem foi publicada no Instagram do 9º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) de São José do Rio Preto (SP) nesta terça-feira (15) e apagada após reações negativas por parte dos internautas. Em nota, a SSP informou que instaurou um procedimento para investigar as circunstâncias do caso. Vídeo de policiais militares queimando cruz em São José do Rio Preto (SP)
Um vídeo publicado no Instagram do 9º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) de São José do Rio Preto (SP) nesta terça-feira (15) mostra policiais militares queimando a cruz em um local aberto, com tochas no chão.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Na imagem, é possível ver a cruz em chamas e uma trilha com caminho marcado por fogo (assista acima). Em outro trecho do vídeo, dá para enxergar um brasão de fogo no chão, onde constava a palavra Baep e vários PMs ao redor. Em meio à fumaça, eles aparecem com o braço erguido na altura do ombro. Viaturas e bandeiras da corporação também aparecem nas imagens.
Entre os internautas, alguns relacionaram a ação a um ato nazista. Outros classificaram como algo "desrespeitoso" e "fora dos padrões".
O vídeo foi publicado nas redes sociais do Baep de São José do Rio Preto (SP)
Reprodução / Rede Social
O vídeo foi apagado das redes sociais da corporação na tarde desta terça-feira. O g1 questionou tanto a Polícia Militar quanto a Secretaria de Segurança Pública (SSP) sobre o teor das imagens.
Em nota, a SSP informou que a Polícia Militar repudia qualquer manifestação de intolerância e não compactua com desvios de conduta. Assim que teve ciência das imagens, a corporação instaurou um procedimento para investigar as circunstâncias do caso. Se comprovadas as irregularidades, os envolvidos serão responsabilizados.
Vídeo de policiais militares queimando cruz no interior de SP gera críticas nas redes sociais
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM